quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Intervenção Assembleia Municipal


Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
Senhor Presidente da Câmara Municipal, Senhores Vereadores
Senhores Deputados Municipais,
Minhas senhoras e meus senhores,

No seguimento das eleições autárquicas realizadas no passado mês de Outubro encontramo-nos aqui reunidos para realizar a primeira reunião da Assembleia, após, a cerimónia de instalação dos órgãos municipais do Município de Fafe consequentes dos resultados eleitorais alcançados.


Saúdo todos os cidadãos do concelho, que exercendo o seu direito de voto participaram nestas eleições e elegeram democraticamente os novos órgãos autárquicos, bem como todos os jovens, mulheres e homens dos vários quadrantes políticos que participaram activamente no acto eleitoral defendendo as suas propostas e ideais, respeitando a diferença de opinião e honrando a história democrática do nosso concelho.


Uma saudação especial àqueles que foram empossados para um novo mandato nos órgãos autárquicos, fazendo votos para que assumamos com responsabilidade democrática o mandato que nos foi confiado.

Os resultados destas eleições, que traduzem a vontade da nossa gente, são a expressão legitima da democracia, merecedores de todo o nosso respeito, dedicação e empenho no decurso do mandato.
Julgo ser importante, haver uma intervenção norteada pela defesa do interesse público e da melhoria da qualidade de vida das populações, bem como a capacidade de trabalho e de entrega dos nossos eleitos na resolução dos problemas das populações.


Um trabalho orientado para o estímulo permanente à participação das populações e suas organizações, assegurando por essa uma democracia participativa e de maior facilidade de resolução de problemas.


Julgo ser importante que pese embora as diferenças politicas, seja sempre posto em primeiro lugar o interesse de todos os cidadãos independentemente das suas opções.


O projecto do PSD, pese embora não tenha sido sufragado de forma vitoriosa, pela população, pode também ele por via dos seus eleitos, constituir uma valia na concretização de objectivos para o concelho e para a população, pois devemos entender o mesmo ou muitas das suas ideias como algo que ultrapassa em muito os limites da sua expressão eleitoral.


Neste propósito, mesmo na oposição, teremos uma posição atenta e responsável, exercendo uma verdadeira acção de fiscalização sobre as acções do Município, mas também e sobretudo apresentando propostas e debatendo ideias que confiram maior desenvolvimento e bem estar à população. Pois queremos contribuir de forma decisiva e enérgica para o significativo progresso do Município de Fafe assente numa estratégia de desenvolvimento local, de forma a permitir contrariar e atenuar as nefastas consequências económicas e sociais que infelizmente nos tem afectado, visível sobretudo ao nível do crescimento do desemprego, na ausência de investimento público e nos constrangimentos orçamentais impostos aos Municípios.

Procuraremos nas nossas propostas ter a particular atenção, para que de forma equilibrada e consequente, o Município possa realizar importantes investimentos que defendem um ambiente urbano de qualidade, com intervenções ao nível do ordenamento do território, do saneamento básico, na defesa do seu património natural e ambiental.

Considerando insustentável a situação de indefinição da revisão, criada em torno do Plano Director Municipal de Fafe, documento estratégico para o desenvolvimento do nosso Município, em processo de revisão há vários anos, alvo de inúmeros atrasos e obstruções processuais, apelamos nesta sessão para que todas as instituições se empenhem na sua aprovação final.
É nossa convicção que esta é a vontade do concelho de Fafe, pois entendemos que a aprovação de um novo documento do PDM constitui um passo determinante para a prossecução de projectos e obras há muito ansiados pela população e forças vivas do Município, constituindo ainda a possibilidade de correcção de erros existentes no documento ainda em vigor, permitindo um melhor aproveitamento dos terrenos por parte dos particulares seus proprietários.


Minhas senhoras e meus senhores,


No actual contexto politico, podemos assegurar que embora na oposição, prosseguiremos um trabalho ao longo dos próximos quatro anos como o temos feito até aqui: com dedicação, honestidade e competência, na defesa e afirmação do Poder Local enquanto espaço de resolução dos problemas locais, de elevação das condições de vida das populações e de progresso e desenvolvimento.


Vítor Silva

Sem comentários: