segunda-feira, 25 de maio de 2009

José Manuel Fernandes em Fafe




Hoje pelas 18:30 José Manuel Fernandes, candidato do PSD ás próximas eleições Europeis, visita a cidade de Fafe, e reune na Sede do PSD com Autarcas e Simpatizantes.

Para mais informação visite www.josemanuelfernandes.eu

Dr. humberto Castro em Plenário da JSD Distrital


A Comissão Política Distrital da JSD Braga reuniu em plenário passado Sábado em Fafe na Biblioteca Municipal, este plenário visava essencialmente abarcar o tema das Europeias, e eleger alguns órgãos internos da Estrutura.
A Sessão de plenário foi aberta pelo Dr. Humberto Castro, que recebeu a juventude social democrata do Distrito, e onde teve a possibilidade de partilhar algumas ideias que tem para a juventude em geral, nomeadamente questões como o emprego, habitação e como o empreendedorismo.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

sexta-feira, 15 de maio de 2009

quinta-feira, 14 de maio de 2009

PSD propõe Plano Municipal de Combate à Crise

Pela voz do deputado municipal Engº José Baptista o PSD propós ao executivo na passada sessão da Assembleia Municipal a implementação de um pacote de medidas anti-crise a levar a cabo a nível local, a que chamou de Plano Municipal de Combate à Crise.
Segundo o Engº José Baptista “Muitas são já as autarquias que nestas últimas semanas têm implementado medidas excepcionais de combate à crise e de apoio aos cidadãos mais desfavorecidos. Infelizmente não é o caso da autarquia fafense da qual não se tem ouvido uma palavra nem assistido a nenhuma acção nesse sentido.” Referiu ainda que, tendo em conta este cenário, o executivo deve apresentar o quanto antes um Plano Municipal de Combate à Crise. Dando prioridade ao apoio social às famílias, aos idosos e em certa medida às políticas de emprego e de dinamização da nossa economia local.


De entre as medidas apresentadas pelo PSD destacam-se:


-Criação de um gabinete, composto por uma equipa multidisciplinar, com a finalidade de identificar as medidas que possam estar ao alcance do município desenvolver, de modo próprio ou em articulação com outras instituições públicas ou privadas (IPSS);

- Isenção do pagamento da factura de água e taxas acessórias a famílias carenciadas;

-Redução no valor das rendas da habitação social;

-Diminuição da taxa de IMI para 2010 para famílias necessitadas;

-Gratuitidade dos manuais e material escolar para os estudantes do 1º ciclo;

-Aumentar o número de bolsas de estudo;

-Programas Ocupacionais para pessoas com comprovada carência económica e sem direitos a prestações de desemprego;

-Criação de protocolos com IPSS para fornecimento de refeições;

-Comparticipação no preço dos medicamentos de reformados, desempregados e doenças crónicas devidamente comprovadas;

-Redução e isenção nas taxas, tarifas e preços dos serviços prestados pela Autarquia a desempregados e famílias carenciadas;

-Diminuição da derrama para 2010 para as empresas;

-Pagamento das prestações mensais com creches e Jardins de Infância.

De salientar que muitas destas medidas devem ser protocoladas com as IPSS locais e teriam um horizonte temporal limitado (1 ou 2 anos) podendo no entretanto cessar caso a situação dos benificiários se alterasse. Segundo ainda o que foi dito, o PSD ao apresentar este pacote de medidas municipais de combate à crise, pretende dar um sinal responsável à população e ao executivo da preocupação com que encara a actual conjuntura e a forma pró-activa e empenhada como pretende dialogar com todas as entidades, por forma a que juntos se consiga minimizar os efeitos da crise no nosso concelho.

Plenário do PSD Fafe

A secção de Fafe do PSD reuniu no passado sábado, em Plenário Concelhio, presidido pelo Dr. José Augusto e com a presença de um Conselheiro Nacional do Partido, que veio expor a estratégia política do partido para os actos eleitorais que se aproximam. Com um debate participado, os militantes puderam dar a sua opinião e expressar as suas críticas.


Da ordem de trabalhos constava, também, a discussão e aprovação de parecer sobre a candidatura conjunta em coligação do PPD/PSD e CDS/PP às próximas eleições autárquicas em Fafe, apresentada pelo Dr. Vítor Silva, que foi aprovada por unanimidade pelos militantes presentes. A coligação, adoptará o nome JUNTOS POR FAFE



Foi também objecto de discussão a situação vivida na escola da Serrinha – Qinchães, expressando os militantes o seu desagrado pelo mau serviço prestado pelos intervenientes à causa pública. Segundo o Presidente da Comissão Política, Pedro Gonçalves, “este episódio só veio provar que o PS está gasto, minado por interesses pessoais e particulares, onde a pequena luta partidária e a mesquinhez está acima dos verdadeiros interesses colectivos. Não deixa de ser surpreendente que todos os intervenientes – Presidente da Câmara, Presidente do Agrupamento, Coordenador da escola e Representante dos pais – ocupem cargos no PS ou na gestão autárquica. Por outro lado, a mesma câmara e alguns dos mesmos intervenientes já se estão a preparar para ter uma intervenção directa nas eleições na Es. Sec. Fafe, tendo o vereador responsável, tomado já partido e começado a utilizar os métodos habituais: telefonemas, condicionamentos e chantagens. È uma vergonha!”

Destituição em escola de Fafe é uma história toda em tons de "rosa"

O caso que o BE levou ontem ao Parlamento, com um pedido de esclarecimento à ministra da Educação, é invulgar. Não apenas por se tratar da demissão do coordenador de uma escola básica de Fafe, mas, também, porque todos os protagonistas detêm cargos de relevo no PS local.
A história parece linear. No dia 26 de Abril, depois de inaugurar em festa duas bibliotecas, o presidente da câmara, o socialista José Ribeiro, dá com a terceira quase vazia. Na escola de Quinchães estavam, contando com os elementos da sua própria comitiva, 13 pessoas. Enfureceu-se. "Logo ali, no discurso, avisei que ia querer explicações!", disse ontem.
E elas chegaram: Lopes Martins, o presidente da junta eleito numa lista independente, informou que ninguém o incumbira de promover a inauguração. "Não temos nada a ver com isso. São coisas lá deles", reforçou, quando contactado pelo PÚBLICO.
O director da escola, Pedro Ribeiro, forneceu mais dados ao presidente da câmara.Conta o autarca que Pedro Ribeiro - que foi presidente do conselho executivo antes de se tornar director - o informou de que abrira um inquérito, para averiguar o que se passara. Mas que, entretanto, dotado que está dos poderes conferidos pelo novo modelo de gestão, destituíra já o coordenador da escola do 1.º ciclo do ensino básico, que perdera a sua confiança por não ter feito os convites a pais, professores e alunos, como lhe fora pedido. A esta situação reagiu publicamente o autodenominado "representante dos pais", Ivo Cunha, que denunciou o que considera "um linchamento político".
Explicou ontem ao PÚBLICO Ivo Cunha (membro da comissão política concelhia do PS) que o presidente da câmara foi adversário, em eleições internas, do actual líder da Federação do PS de Braga, Joaquim Barreto. E que o coordenador da escola que foi destituído, António Barros, não só apoiou este último, que é presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, como faz parte da distrital do PS.
Já o director do agrupamento - que mandou dizer, face às insistentes tentativas de contacto, que "não presta declarações" - é deputado socialista da Assembleia Municipal de Fafe.
Para Ivo Cunha não há dúvidas: "Isto é vingança por o António Barros ter apoiado o Joaquim Barreto." Mas o presidente da câmara garante que não: "Que enorme disparate!", exclamou, assegurando que "se alguém se portou mal nesta história" foi o coordenador da escola, António Barros, que não fez os convites, acusa, "por ter confundido questões pessoais com assuntos institucionais". E fez questão de explicar que o desentendimento entre ambos "é anterior às divergências partidárias": "O Barros zangou-se, em 2005, porque não garanti emprego à filha dele, que fez estágio profissional na Câmara de Fafe e trabalha agora na autarquia de Cabeceiras de Basto", cujo presidente é líder da distrital, disse. António Barros não quis prestar declarações.

in Público, 9/5/09

sexta-feira, 8 de maio de 2009

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Plenário do PSD Fafe

No próximo sábado, dia 9 de Maio pelas 21horas, O PSD de Fafe reúne em Plenário na sede concelhia.

O Plenário tem a seguinte ordem de trabalhos:

1.Situação Politica do País;
2. As propostas do PSD;
3. Outros Assuntos.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Tomada de Posse JSD Fafe

No passado sábado a JSD de Fafe realizou a sua Tomada de Posse num Jantar convívio com militantes e simpatizantes da estrutura laranja.

Este jantar contou com a presença de Dr. Humberto Castro, Dr. António Marques Mendes; Dr. Augusto Rodrigues e com a presença do Presidente do PSD de Fafe o Dr. Pedro Gonçalves.

Nesta cerimónia Duarte Pascal cessou Funções como Presidente da JSD, passando Para presidente da mesa do Plenário da JSD.

Vanessa Barata, tomou posse como nova líder da estrutura da JSD, apresentando em traços gerias alguns dos projectos que pretende levar a cabo nos próximos dois anos.

Foi ainda possivel assistir á intervenção do Dr. Humberto Castro que fez uma resenha histórica do PPD/PSD.

Foi ainda Possível assistir á intervenção de Jorge Costa Presidente cessante da Mesa do Plenário, de Carlos Reis Presidente da JSD Distrital de Braga, Dr. António Marques Mendes e de Pedro Gonçalves presidente do PSD de Fafe.


segunda-feira, 4 de maio de 2009

PSD Fafe Prepara Autárquicas

Na passada Sexta-feira o PSD de Fafe realizou um almoço com vista á preparação das Autárquicas de 2009.

Este almoço contou com figuras importantes do partido social democrata de Fafe, assim como, candidatos a juntas de freguesia.